quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Exposição na Escola Básica Nº1 de Gondomar


Vamos construir uma árvore” resultou numa exposição que apresenta o trajeto percorrido pelo grupo de Educadoras de Infância da EB1 1 de Gondomar, durante o mês de novembro deste ano letivo 2013-2014, com o tema aglutinador: “A árvore




Decoração de Natal - Entramos na quadra natalícia com muita cor e brilho. Bolas, anjos e estrelas chegaram e encantaram os olhos das nossas crianças.

O processo de intervenção ao nível do Envolvimento Parental, teve como objetivo promover a participação dos pais/familiares numa parceria escola-família. A primeira proposta, foi construída a partir de uma base comum de material de desperdício. O trabalho em casa ficou ao critério de cada um. A segunda, deu lugar à construção de adereços de Natal para enfeitar o interior da nossa escola. Pediu-se aos familiares a sua colaboração. Foram chegando bolas, estrelas e anjos coloridos e cintilantes. A magia do Natal está no ar!

Sentimos as nossas crianças felizes e os seus olhos brilham e refletem esse contentamento. O resultado dos trabalhos apresentados demonstra o grande empenhamento e envolvimento da família. Salienta-se a preocupação no aproveitamento de materiais de desperdício, valorizando uma educação para o ambiente. A criatividade e o sentido estético estão patentes nas suas criações.

Todos saímos enriquecidos nesta viagem…


A Escola agradece todo o vosso empenho e colaboração.




Olhar a Escola

versus 

Olhar a Família



A falia é o primeiro educador da criança e é no seu seio que esta aprende os primeiros valores sociais e vivencia experiências significativas que permitirão a construção dos primeiros traços daquilo que se a sua personalidade.




O trabalho com as famílias é essencial para fazer do contexto educativo um local onde a criança se sinta segura e feliz. Torna-se necessário a exisncia de um diálogo verdadeiro e permanente entre as famílias e a equipa pedagógica (educadores e assistentes operacionais e auxiliares da ação educativa), que conduza a um desenvolvimento harmonioso, resultante da complementaridade entre educação escolar e educação familiar.





É preciso partir do mundo da criança e da sua família para aprofundar conhecimentos a partir dos que ela já tem e das experiências que a falia lhe proporciona.
Ao valorizar as compencias de cada família, beneficia a criaa, que a ela pertence, uma vez que tende a melhorar a ideia que possuiu da herança cultural e de si ppria visto que “(…) ao tentar compreender e respeitar a família de cada uma, vamos encorajá-las a verem-se, a si pprias e aos outros, como sendo pessoas de valor e membros participantes da sociedade.





Tal favorece também o resto do grupo que tem desta forma a oportunidade de construir novos conhecimentos, ter acesso a novas realidades culturais e alargar a sua rede relacional.


Dada a sua complementaridade, família e escola devem confiar plenamente uma na outra, para que juntas possam contribuir para o bem-estar global da criaa.





Assim sendo, valorizar a participação e o envolvimento das famílias no trabalho pedagógico parece ser a chave duma boa cooperação na educação das criaas, eliminando os possíveis sentimentos de desconfiaa, garantindo que as criaas têm uma importante rede de ligações afetivas à sua volta que contribuirão de forma positiva no seu desenvolvimento global.

Sem comentários:

Enviar um comentário